sexta-feira, 11 de março de 2011

Reggae e religião


                                                      Rastafarianismo
Religião adotada pelos rastafaris que tem como principal meta a volta dos negros para à África (veja sessão rastafarianismo).

Reggae e Religião dados atuais mostram a aversão do povo jamaicano em relação a religião Rastafari: Há umas 3 décadas atrás 80% da população da ilha eram rastas, hoje esse valor está resumido a uns míseros 20% ... Por quê? A ingenuidade do povo está diminuindo, essa é a resposta. Em épocas remotas "indivíduos da igreja católica" vendiam aos crédulos "terrenos no céu"(um simples exemplo entre outros), com direito a uma bela vista e um lindo jardim. Hoje em dia isso é motivo para risos, mas o que me pode garantir que a situação atual em que vivemos não será também para civilizações futuras? Os rituais, as tradições e os costumes fazem com que as coisas se tornem automáticas, mecânicas, algo sem sentido...Se você me pergunta: Quem é Deus? Eu diria: É um espírito perfeitíssimo, eterno e soberano criador do céu e da terra. E você se admiraria: ÓÓÓÓÓÓÓ!!! Pois é, Deus é isso pra mim, quer dizer, eu acho, foi o que me colocaram na cabeça...eu só tinha 8 anos e nem sabia o que significava a palavra soberano!!! Pergunto: Eu sei quem é Deus? Eu senti Deus ao "decorar" essas palavras? Em analogia eu vos pergunto: Poderá um homem que nunca amou, em decorrência dessa sua carência inundar-se em livros, enciclopédias, tratados, tudo relacionado ao amor, e assim saber o que é amar? Não, não. É preciso vivenciar, sentir... Isso é o que ocorre hoje em dia: as pessoas nos implantam coisas que acham serem a verdade sem nos dar a chance de pensar ou questionar. A verdade é que a verdade não muda, ela ultrapassa as eras sem um único grão de impureza, sublime. Uma curta: "No período da colonização a igreja católica considerava o negro uma sub-raça..." Eles são do tipo faça o que eu digo mas não faça o que eu faço. Está nas escrituras: "não julgueis para não seres julgado", Mateus 7,1-10. Legal! O negro hoje em dia é igual a todos nós! Como Deus é bonzinho em "elevar" o negro a igualdade! Pergunto-lhes: Será que já não era? ...

Para se chegar ao criador não existe receita. Se existisse, do jeito que o mundo está hoje, haveria muita gente vendendo-a. É o que fazem as religiões hoje em dia. Pensam que com uns meros gritos de aleluia e certos rituais alcançarão o reino dos céus. Tenho pena desses seguidores, mais ainda de seus líderes e idealizadores (padres, pastores e simpatizantes), os chamados sacerdotes dos valores, devotos do dinheiro (veja "Oh JAH, oh JAH - Tribo de JAH ; sessão letras de músicas). Não sabem que antes de curar alguém, esta pessoa tem que curar-se. Afirmo que não estou generalizando. Não são todos doentes, existem pessoas que merecem ser tirados os "dreadlocks"(tranças rastas), mas chamaria isso de exceção... O que devo fazer para chegar ao transcendental então? Não sei dizer, pois também sou um doente. Mas por vivência e por opinião própria digo que você não precisa ir longe. Como Deus é onipresente, qual o lugar mais próximo de você ele pode estar? Dentro de você... Hoje em dia as pessoas para crerem precisam de coisas concretas, algo que possa ser provado através de fatos empíricos(conhecimento adquirido através dos 5 sentidos). Procuram nos lugares mais inóspitos. Isso porque as convém. Se você perguntar a uma criança qual fruta ela gosta mais entre maçã, morango ou goiaba ela responderá goiaba. Por quê? Por comodidade. Pela preguiça de analisar as possibilidades somos quase sempre atraídos pelo mais fácil, o que exige menos esforço, o menos trabalhoso, o mais versátil. As vezes a verdade pode estar em um leque de opções, outras nem faça parte desse ou outro conjunto universo, ou seja, seria um conjunto vazio(em analogia matemática). Assim também são os adultos ou mais conscientes (se é que posso chamar assim) em certos aspectos. Vão a uma igreja X porque rola umas gatinhas, freqüentam um culto Y porque na hora das músicas evangélicas colocam umas estilo rock, seguem uma religião Z porque a pastoral só cobra 1% de dízimo... a verdade é que estas pessoas que procuram essas "qualidades igregíferas" estão fazendo nada mais que adaptando a igreja ao seu mundo. Estão muito apegadas as coisas mundanas, juntando assim o útil ao agradável. Mas agradável a quem? A você é lógico. O correto não seria agradar a Deus?

A individualidade, o egocentrismo são também características que reinam nesse mundo cheio de iniquidade. As pessoas se esqueceram do próximo. A tecnologia, a evolução urbana fazem com que a vida torne-se uma verdadeira concorrência em que uns vencem e outros não. Independente do resultado, a verdade é que ambos caminham para a derrota. Em meio a tantos pseudo-problemas tornam-se pessoas insensíveis, coração de pedra e o que é pior: se esquecem das coisas mais simples. Não diz bom dia ao padeiro, não fala um muito obrigado, não pedem com licença... podem achar essas frases bestas e supérfluas, mas não sabem a felicidade do outro quando as escuta. Estão preocupados apenas com a sua felicidade, ocupados demais para se preocupar com os outros.

Expus aqui vários problemas que prejudicam a nossa fé e dissertei um pouco sobre a mentalidade atual. Sei que é muito fácil criticar, comentar, expor o problema, o difícil é encontrar a solução... "Viva no mundo, mas não deixe que o mundo viva em você"(OSHO). A verdade é que você deve amar. Se você não consegue amar a si mesmo, ame o próximo, ame alguém, ame algo... mas ame. Só amando você encontrará Deus. Não o procures, assim não acharás. Será como olhar para o chão e não encontrar a moeda perdida. Ela está lá, mas você não a encontra. Quando você desiste e dá o primeiro passo para ir embora acaba chutando a moeda e a encontra a esmo. Deixe fluir, não viva de expectativas e dessa forma a qualquer momento poderá sentir o amor divino. Ao senti-lo você banalizará as coisas terrenas que antes lhe pareciam importantes. Você irá sorrir. É certo que você sorri, mas irá sorrir também ao ver outro sorrindo.:) É tipo que um portal, a chave de São Pedro. Seu espírito julgativo irá embora. Você olhará as pessoas e pensará que está louco por não dar importância as coisas que elas lutam. Elas também te acharão demente. Você irá "desaparecer", sair das estatísticas, te chamarão de morto vivo, mas a verdade é que você estará mais vivo do que nunca, cheio de luz... Com toda certeza eu vos digo que não chegarás ao sublime sem provar o néctar do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário