quinta-feira, 14 de julho de 2011

Símbolo da Paz..

Com certeza todos já viram este símbolo, particularmente, sempre simpatizei com ele. Então sabendo que esta imagem simboliza PAZ, fui atrás das origens desse significado.
Este símbolo foi criado à cerca de 50 anos atrás por Gerald Holtom, de origem pacifista, para ser utilizado como logo para o Comitê de Ação Direta Contra a Guerra Nuclear e para a campanha de Desarmamento Nuclear. Duas organizações inglesas promoveram uma manifestação em Londres encabeçada justamente pelo ícone que, posteriormente, seria conhecido mundialmente.



O artista (integrante da inteligência durante a Segunda Guerra Mundial) criou o símbolo a partir da linguagem de bandeiras, por tratar-se de um código universal adotado pelos militares.
O símbolo é uma sobreposição da letra N à letra D (N de Nuclear e D de Disarmament), "os sinais que a gente vê no símbolo da Paz, sugerem alguém em atitude de desespero, com os braços estendidos para baixo, as palmas das mãos viradas para fora, como se perguntasse 'e agora?'"
Depois de ter feito parte da campanha contra o desarmamento o símbolo esteve em todos os movimentos fortes que aconteceram na década de 60, principalmente nas manifestações dos jovens hippies.
"Tentaram bani-lo durante o apartheid na África do Sul, tentaram apagá-lo das paredes das universidades francesas, mas como todos os símbolos poderosos ele resistiu, engordou de significados, grita "liberdade", fala de "amor", conta histórias de "mudanças" e, afinal, vira símbolo da paz." [in= http://blogandoarte.blogspot.com] Após o signo foi adotado por toda manifestação que suscitava por paz e ficou conhecido como o famoso símbolo da Paz e do Amor.
O famoso símbolo acabou de completar 50 anos em 2008 e foi criado um site para os simpatizantes enviarem a sua versão da imagem: http://happybirthdaypeace.com/
Existem inúmeras versões do símbolo, todas muito criativas, não deixe de conferir no site

                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário